A evolução dos CPU’s deixou, nos últimos anos, de estar relacionada com a velocidade do CPU, mas sim com o número de núcleos que este tem. Estes núcleos (cores) permitem executar diversos processos em simultâneo, melhorando a utilização e performance das aplicações, sendo para isso necessário que elas estejam desenhadas e preparadas para o fazer.
O Visual Studio 2010 e a .NET Framework 4.0 trazem um conjunto de melhorias com o objectivo de tirar partido do hardware, nomeadamente melhorias no namespace System.Theading, a introdução das Parallel Extensions, que são um conjunto de classes que permitem implementar a programação de tarefas em paralelo e a Unified Cancellation Model, que é, de uma forma sucinta, uma simplificação do processo de cancelamento de diversas threads usando um só comando.
São também novidade duas ferramentas de diagnóstico: Parallel Stacks Window e Parallel Tasks Window.
Sobre as Parallel Extensions, as principais novidades são:
- Task Parallel Library (TPL)
- Parallel LINQ (PLINQ)
- Coordination Data Structures (CDS)
O Visual Studio 2010 e a plataforma .NET Framework 4.0 vêm assim melhorar e simplificar o o processo de criação de threads, substituindo de certa forma, com as Parallel Extensions, a classe System.Theading.Thead (embora possível de utilizar).
0 comentários:
Enviar um comentário