Visual Basic em Português

Página pessoal de Jorge Paulino sobre o Visual Basic (VB.NET, ASP.NET, VB6, VBA) e algumas noticias de tecnologia

Visual Studio 2010: VB.NET vs C#

Com o lançamento da versão Visual Studio 2010 Release Candidate e com o lançamento da versão final à vista, existem obviamente um conjunto de novidades do Visual Studio 2010 e da plataforma .NET Framework 4.

Estas novidades vêm aproximar ainda mais o VB.NET e o C#, pois algumas das coisas que estavam disponíveis apenas no VB.NET, estão agora disponíveis no C# (como os Optional Parameters), e algumas das coisas que estavam apenas disponíveis no C#, estão agora disponíveis no VB.NET (como as Auto-Implemented Properties ou as Multiline Lambda Expressions).

Luca Bolognese, Principal Group Program Manager para as linguagens C#, VB e F#, compiladores e IDEs , fala no Channel 9 sobre C# and VB.NET Co-Evolution, onde refere que as duas linguagens estão cada vez mais próximas e que no desenvolvimento de novas versões, irão ser implementadas novidades em ambas as linguagens e não apenas em uma ou outra. Esta versão do Visual Studio é o resultados disso mesmo!

Existem diversas aplicações online e offline que garantem a conversão de grande parte do código e, com as alterações que juntam cada vez mais as duas linguagens, a taxa de sucesso na conversão será ainda maior.

Podemos deste modo crer, que em edições futuras poderá ser possível mudar a linguagem da aplicação, dentro do próprio Visual Studio, ou seja, poderemos ter programadores de VB.NET e C# a trabalhar na mesma aplicação.

Isto poderia até ser relevante para o mercado de trabalho, uma vez que não existiriam vagas para um programador de VB ou para um programador de C#, mas sim para um programador da plataforma .NET. Será isto possível no futuro próximo? Será isto uma realidade nas próximas versões? O futuro o dirá!

Os próximos artigos deste blog irão focar algumas das novidades do Visual Studio 2010, algumas mais simples e algumas mais complexas, mas sempre em VB.NET!

0 comentários:

Mensagens Recentes



Microsoft Office Especialist

Membro da Comunidade
Experts-Exchange


Administ. da Comunidade
Portugal-a-Programar



Twitter

Artigos no CodeProject

Artigos no CodeProject

Subscrever Novidades

Endereço de Email:

Delivered by FeedBurner

Seguidores

Histórico