Visual Basic em Português

Página pessoal de Jorge Paulino sobre o Visual Basic (VB.NET, ASP.NET, VB6, VBA) e algumas noticias de tecnologia

VB.NET: Microsoft Reports – Formatações

Os Microsoft Reports permitem formatar diversas propriedades através da criação de expressões. Estas propriedades têm de ser alteradas desta forma, caso os resultados sejam dinâmicos, uma vez que não é possíveis de o fazer através do código. São diversas propriedades como BackgroundColor, ForeColor, BorderColor, FontFamily, FontStyle, TextAlign, etc, etc.

Tudo junto, e com algum bom gosto, podem-se criar relatórios bastante profissionais e de uma forma relativamente simples.

Quando seleccionamos algumas dessas propriedades, está disponível uma opção para construir uma expressão. Isso indica que é possível alterar essa propriedade de acordo com o resultado de um campo, com o número da linha, ou com outra condição qualquer. O resultado da expressão é uma String.

Depois, no Expression Editor, existem algumas constantes especificas para a propriedade, que escolhemos definir através de uma expressão. Neste caso a propriedade Color.

Finalmente, na expressão, podemos utilizar condições simples ou complexas. Este é um exemplo que verifica se o campo “ID1” tem o valor “AAA” e coloca a cor Gainsboro caso esta expressão seja verdadeira, e White caso seja falsa.

=IIF(Fields!ID1.Value="AAA","Gainsboro", “White")


Com algumas condições e manipulando diferentes propriedades, podemos obter resultados com este, onde um plano anual, tem diferentes cores para diferentes códigos.

Outro exemplo, e também para um plano anual, usando um objecto Table, pode-se seleccionar a TableRow e definir a seguinte expressão:

=IIF(RowNumber(Nothing) MOD 2 = 0,"White","LightBlue")

Isto fará com que as linhas tenham cores alternadas para uma mais fácil distinção.

São alguns exemplos de formatação em Microsoft Reports, que espero que ajudem a melhorar o resultado final dos relatórios.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quero agradecer publicamente a sua excelente ajuda e capacidade técnica e didáctica. Vc. foi premiado o ano passado e com toda a justiça. Foi o único técnico em VBA que me mostrou ser possível fazer coisas em VBA que eu julguei ser impossível e após buscar por tudo o quanto era sitio. Procurei por literatura e websites ligados a VBA e nunca encontrei nada que me mostrasse ser possível construir um timer com determinadas características. Vc. foi o único que eu tive a feicidade de ter encontrado por acaso e mostrar-me que além de possível, Vc. fê-lo para me ensinar e demonstrar.

O meu muito obrigado e desejos de felicidades, tanto a nível pessoal como profissional. Vc. merece-o, pela sua competência e conhecimentos técnicos.

Paulo Monteiro

jpaulino disse...

Obrigado pelos comentário Paulo e ainda bem que ajudei e espero poder continuar a ajudar a comunidade.

Um abraço
Jorge Paulino

Mensagens Recentes



Microsoft Office Especialist

Membro da Comunidade
Experts-Exchange


Administ. da Comunidade
Portugal-a-Programar



Twitter

Artigos no CodeProject

Artigos no CodeProject

Subscrever Novidades

Endereço de Email:

Delivered by FeedBurner

Seguidores

Histórico